Gnocchi com Ragù de Cordeiro

Fazer gnocchi dá trabalho e requer muito amor durante o preparo da receita. Mas a gente garante que depois de provar o prato, tu não vais te arrepender.

Ingredientes

gnocchi:
1kg de batatas
1 xícara e ½ de farinha de trigo
1 ovo
Sal
Noz moscada

ragù de cordeiro:
Azeite de oliva
1kg de pernil de cordeiro
4 cebolas médias
5 dentes de alho
750ml vinho tinto seco
1 lata de tomate pelado
⅓ xícara de vinagre balsâmico
Sal
Pimenta preta
Páprica
1 vidro de azeitonas pretas sem caroço
Amêndoas lâminadas

Como fazer:

gnocchi:
Lave bem as batatas e leve elas com casca ao forno pré aquecido a 280 graus para que cozinhem. Deixe assando uma hora de um lado e mais 45 minutos do outro. Depois que estiverem bem cozidas, deixe esfriar um pouco, e com elas ainda mornas, descasque e amasse sobre uma superficie polvilhada com farinha. Polvilhe as mãos com farinha e faça um morrinho do purê de batatas, faça um furo no meio e acrescente ⅓ da farinha, o ovo, o sal e a noz moscada. Misture com as mãos, acrescentando aos poucos o restante da farinha. Tem que virar uma massa lisa e homogênea. Divida a massa em porções menores e iguais. Vá fazendo rolinhos de 1,5cm de espessura, com as mãos sempre bem enfarinhadas. Repita o processo até terminar a massa. Corte os nhoques em tamanhos de mais ou menos 2,5cm e faça a textura tradicional deles com um garfo, conforme mostra no vídeo. Coloque sobre um pano limpo, levemente enfarinhado. Aqueça uma panela bem grande, com bastante água com sal. Mergulhe o nhoque, quando eles voltarem a superfície da água, retire com uma escumadeira e coloque no molho logo em seguida. Se não for comer na hora, cozinhe normalmente e deixe armazenado em uma travessa na geladeira com bastante azeite de oliva por cima. Na hora de servir, apenas reaqueça.

ragù de cordeiro:
Em uma panela grande, de preferência de ferro, bem quente, colocar um fio de azeite e selar o cordeiro, por uns 3 minutos de cada lado. Retirar o cordeiro e adicionar a cebola cortada em tiras finas e refogar até dourar. Adicionar o alho e deixar soltar o aroma. Adicionar um pouquinho do vinho e raspar bem o fundo da panela. Adicionar o restante do vinho, os tomates e o vinagre. Voltar com a carne para panela e cubra com água ou caldo. Temperar com sal, pimenta preta e a páprica. Após ferver, baixar o fogo e deixar cozinhando por pelo menos 2 horas com a panela semi-tampada. Se precisar, é só adicionar um pouco mais de água. Quando o cordeiro estiver desmanchando, está pronto. Para engrossar um pouco o caldo, adicionar extrato de tomate, se necessário. Enquanto ele cozinha, grelhar em uma frigideira as azeitonas em um fio de azeite de oliva. Em outra frigideira limpa e bem quente, dourar as lascas de amêndoas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *